O carimbo em si é composto por três etnias distintas: o indígena, o negro africano e o branco europeu. Primordialmente foi criado por um dos povos mais primitivos do Brasil (os tupinambás) um povo dotado de muito senso criativo e critico invulgar. Era apresentada por esses indígenas num andamento monótono. Foram os africanos, entretanto que aperfeiçoou o ritmo, revolucionado o andamento, tornando mais vibrante. E os portugueses a partir do inicio da colonização, animados com o resultado que a dança podia proporcionar e observando a sensibilidade e delicadeza dos indígenas e negros incentivaram a dança introduzindo nela a origem europeia. A dança de carimbo é intemporal. A indumentária é especifica. Os brincantes dançam descalços com calças enroladas ate a canela e as brincantes com saias longas, rodadas e coloridas e os cabelos ornados com flores e folhas, existe um momento marcante na dança do carimbo e a chamada dança do peru, onde ele se aproxima dela sem deixar que ela o cubra com a saia e no meio da dança ela lança um desafio, jogando um lenço no chão com o qual ele deve pegar com a boca com braços virados para trás. Enquanto isso ela segura a saia com as duas mãos e sacode como se estivesse enxotando o peru. Ele deve pegar senão torna-se motivo de caçoada.
    Carimbó e de origem tupi: Curi que significa pau oco e mbó que significa furado. Com tempo foi ocorrendo uma variação fonética: curimbó; corimbo, curimã. Ultimamente conhecida nacionalmente por carimbo. Carimbo na verdade, é o nome do instrumento (tambor) feito de troncos e arvore que é escavado ate ficar um pau oco. É utilizado por tocadores de carimbo que se sentam sobre o instrumento e batucam com as mãos. O próprio som do instrumento transfere o nome automaticamente  através da musica e da dança  e do batuque.
    O carimbo surgiu no Pará, mas erradicou na ilha do Marajó, mais precisamente em Marapanim. No e entanto há uma modernização. Ao ritmo tocado, outrora apenas com instrumentos de percussão, fora anexados guitarras e elétricas, instrumentos de sopro como clarinete e o sax. E também importante saber que foi o carimbo que deu origem a lambada, ao souk e mais recentemente ao calipso.            O carimbo surgiu para suprir e dar alento a uma necessidade periódica de evasão de espirito, de lazer do ser humano para contrabalancear a luta no trabalho com as atividades de lazer. Com o decorrer do tempo o carimbo chegou a capital do Pará e passou a fazer parte da cultura como modalidade musical que mesmo tendo matriz em Marapanim organizaram-se duas correntes distintas: a tradicional representada pelo cantor verequete e a moderna representada por pinduca, sendo assim os dois ganharam reconhecimento como carimbozeiraos importantes do povo paraense.
O carimbo tornou-se patrimônio cutural brasileiro.
 
QUE MARAVILHA ESTA FESTA LINDAS AS ROUPAS DA ATÉ VONTADE DE DANÇAR!! É MUITO ORGULHO PARA NÓS BRASILEIROS POIS ELA SURGIU AQUI ATRAVÉS DOS ÍNDIOS, DEPOIS MISTUROU AFRICANOS E EUROPEUS.
ResponderExcluirVIVA Á DIVERSIDADE.
ROSANGELA.
legal gostei muito do carimbo e a sua origem.
ResponderExcluirnão é carimbo não é carimbó
Excluir'-' deixa ele escrever assim o que vc tem a ver com isso ?
Excluirorgulho de ser paraense!!!!!!
ResponderExcluirNão entendi veja:
ResponderExcluir"Foram os africanos que aperfeiçoou o
ritimo tornando mais vibrante"
e os portugueses a partir do (início
da colonização)animados com o resultado que a dança podia proporcionar e observando a sensibilidade e delicadesa dos indígenas e negros,incentivaram a
dança introduzindo nela...."
obs: Quem chegou primeiro aqui
foi os portugueses,os africanos vieram depois.
Irineu
ExcluirNão entendi veja:
ResponderExcluir"Foram os africanos que aperfeiçoou o
ritimo tornando mais vibrante"
e os portugueses a partir do (início
da colonização)animados com o resultado que a dança podia proporcionar e observando a sensibilidade e delicadesa dos indígenas e negros,incentivaram a
dança introduzindo nela...."
obs: Quem chegou primeiro aqui
foi os portugueses,os africanos vieram depois.